Um questionamento muito comum entre os turistas, é se vale apena ir para o Rio de Janeiro no inverno? A resposta é sim.
Embora as praias e o clima acima dos 35°C sejam mais convidativos para grande parte dos turistas, a cidade continua maravilhosa e cheia de atrativos, mesmo se as temperaturas só chegarem aos 25°C.
A água do mar fica um pouco mais fria, mas nem tanto assim e aos fins de semana, com um pouco de sol, chegam a ficar lotadas. Se não der praia, passear pela orla também pode ser muito proveitoso.
Da mesma forma, fazer trilhas se torna até mais fácil sem o calor de derreter. E seguindo o mesmo pensamento, existem lugares para se ver, que ficam até mais agradáveis.
Leia Também: Os melhores passeios no Rio de Janeiro no inverno
Outra coisa que vale a pena durante o inverno é a menor incidência de chuvas em relação ao verão, em média são 40mm por mês, o que garante mais dias para aproveitar passeios a céu limpo e dizem os cariocas que é a estação mais charmosa do ano.
Ainda não está convencido? Fique tranquilo(a) o Comandante Nobre vai te mostrar que Vale apena ir para o Rio de Janeiro mesmo durante o inverno.
Visitar museus
A lista de museus na cidade do Rio é enorme, são mais de 40 com ingresso gratuito. São exposições para todos os gostos.
Tem museu de arte e arte contemporânea, museu botânico, do índio, do exército, aeroespacial, de astronomia, do folclore, museu cultural, dos bombeiros, da polícia, de história, de energia, do negro, de imagens, de telecomunicações, o museu do Amanhã, enfim, a programação é bastante ampla e vale por toda a informação histórica e cultural que se pode ter.
Como são muitos, vão aqui dois, apenas como uma sugestão:
Forte de Copacabana – O Forte de Copacabana tem, particularmente duas atrações turísticas, a Confeitaria Colombo, com um delicioso café da manhã e uma vista belíssima, e o Museu Histórico do Exército, com três salões que mostram a história do exército brasileiro.
Museu de Arte do Rio (MAR) – Inaugurado em março de 2013, o MAR é um complexo com dois edifícios, sendo o mais antigo o Palacete Dom João VI e outro, de construção mais moderna, ambos integrados por uma passarela suspensa.
Fazer trilhas no Rio de Janeiro no inverno
Outro passeio que vale muito a pena em qualquer estação do ano são as trilhas. Talvez não sendo muito aconselhado em dias de chuva, se bem que existem os mais aventureiros, mas é mais seguro ir em períodos de estiagem. Inclusive, fica bem mais tranquilo caminhar e se esforçar quando o calor não é tão forte.
As trilhas também são mais indicadas para quem está com um melhor condicionamento físico e em boas condições de saúde, pois vão exigir uma força maior do seu corpo e o ideal é ter um guia, que conhece bem o lugar.
A trilha mais famosa e uma das mais desafiadoras é a Pedra da Gávea, com muitos obstáculos, como os 30 metros de escalada pela Carrasqueira, e que termina com uma recompensa de encher os olhos, a vista natural da Barra da Tijuca.
Outra estrela das trilhas é a que segue em direção ao Parque Nacional da Pedra Branca, onde fica a Pedra do Telégrafo, lugar que ficou conhecido pelas fotos de pessoas que davam a impressão de se pendurar a beira do abismo, porém estavam bem próximas do chão. A caminhada não é tão pesada, são cerca de 3,5 km, bem sinalizada.
A última trilha para se destacar é a para o Morro Dois Irmãos, também com o prêmio de uma vista incrível no final, no entanto o trajeto é mais tranquilo, com 1,5 km de percurso, que demora uns 40 minutos.
A trilha mais recomendada é aquela que o seu espírito de aventura decidir e o seu corpo conseguir. Procure um bom guia, vista uma roupa e um calçado confortáveis, prepara sua mochila e faça valer a pena.
Passeio de helicóptero no Rio de Janeiro
O passeio de helicóptero no Rio de Janeiro certamente é um dos mais legais, conhecer o Rio de uma vista totalmente única e privilegiada.
Se vislumbrar as paisagens naturais da cidade de cima dos morros já é incrível, imagina o quanto vale a pena poder olhar as paisagens, os pontos turísticos e muito mais sobrevoando dentro de um helicóptero?
O horário de atendimento é todos os dias das 7h às 20h, saindo do Aeroporto do Jacarepaguá, os passeios duram 30, 45 e 60 minutos e a aeronave passa por cima do Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Pedra da Gávea, praias de Copacabana, Ipanema, Arpoador e muitos outros pontos famosos. Tudo isso com conforto e segurança, sendo bem tratado pela equipe do Comandante Nobre.
Sinta um pouco da sensação única de voar conosco:
Se quiser aproveitar para fazer algo mais romântico, existe o passeio para Datas Especiais, com duração de 30 minutos e bastante procurado por casais apaixonados em pedidos de casamento ou em outro momento especial, que valha a pena comemorar.
A gastronomia riquíssima em diversidade
O Rio de Janeiro é muito conhecido e procurado por seus pontos turísticos, mas também é um grande ponto da boa culinária.
Possuindo restaurantes ótimos, com culinária variada e agrada os mais diversos paladares, inclusive veganos, e atende todos os bolsos. Um exemplo é o Aprazível, o melhor do bairro Santa Teresa, o Zazá Bistrô Tropical, em Ipanema.
A lista é bem grande e no inverno alguns promovem festivais de sopas, pesquise os mais próximos de onde estiver hospedado e bon appetit.
Passeio de lancha pelas praias
As praias do Rio são lindas e podem ser aproveitadas no inverno também, mas uma ótima ideia é passear pela orla da praia de lanchar.
Garanto que vai ser um passeio delicioso e bem agradável e pode ser feito sozinho ou com a família e amigos.
Ficou interessado em realizar um passeio de helicóptero Rj? Confira os planos de voo do Comandante Nobre (CLIQUE AQUI) para conhecer os planos de voo.