20 Lugares históricos do Rio de Janeiro para passear

Lugares históricos do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro além de ser contemplado com inúmeras belezas naturais foi palco de diversos momentos históricos de fundamental importância para o desenvolvimento Brasileiro.

Servindo de lar para a família imperial, absorveu a cultura monárquica e dos imigrantes da época, nos presenteando com construções, monumentos e lugares centenários e históricos.

E se você está visitando a cidade maravilhosa ou é morador, vale apena conhecer esses lugares históricos do Rio de Janeiro e sentir um pouco da história e da força que corre nas veias a cidade.

As opções de lugares históricos são muitas, indo desde museus, centros culturais, moradas de personagens célebres da história ou até mesmo a Quinta da Boa vista logradouro da família imperial.

Deslumbrar-se com a arquitetura única do século XIX que se manteve firme e evidente em meio aos arranha-céus da atualidade, é comum, principalmente fotografar e registrar cada um desses lugares encantadores.

Veja como fazer: Passeio de helicóptero RJ

20 Lugares históricos do Rio de Janeiro

Vamos conhecer então os 20 lugares históricos do Rio de Janeiro, todos selecionados com muito carinhos, visando o melhor passeios e forma de conhecer a cidade maravilhosa.

Ao vir ao Rio de Janeiro, aproveite tudo que a cidade tem a oferecer, como montanhas, florestas, praias e passeios históricos. Aqui a cidade transborda história e boemia mesmo com os avanços culturais e tecnológicos.

1. Museu Nacional de Belas Artes

O primeiro lugar histórico do Rio de Janeiro é icônico, monumental e é berço da história e desenvolvimento cultural do Rio. Concebido na virada do século XIX. 

O Museu Nacional de Bela Artes fica localizado no centro histórico do Rio de Janeiro, e foi projetado pelo  arquiteto Adolfo Morales de los Rios, para inicialmente abrigar a Escola Nacional de Belas Artes, que sucederia a Academia Imperial de Belas Artes.

Museu Nacional de Belas Artes

Construído nos afagos da modernização urbanística pelo prefeito Pereira Passos, em meados de 1908 onde então sediava a Capital Federal.

O museu foi oficialmente concebido por Decreto do Presidente Getúlio Vargas em 1937, no período o Museu Nacional de Belas Artes dividia a sua ocupação com a Escola Nacional de Belas ates e foi assim até 1937, quando a EBA foi deslocada para a ilha do Fundão.

E em 24 de maio de 1973, o prédio da Avenida Rio Branco, 199, foi tombado como patrimônio histórico, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O Museu Nacional de Belas Artes abriga uma das mais relevantes e importantes coleções de arte do século XIX. São desenhos, gravuras, pinturas, livros, documentos e objetivos centenários, reunindo mais de 70 mil itens trazidos ao Brasil pelo chefe da missão artística francesa, Joaquim Lebreton, além de algumas obras deixadas por D. João XI.

Endereço: Av. Rio Branco, 199 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20040-008

2. Biblioteca Nacional

A Biblioteca Nacional é parada obrigatória para os amantes da história, devido ao seu altíssimo valor histórico para o Brasil, um edifício monumental, centenário e lar de obras que compõe a história do Brasil.

O lugar também é conhecido como Biblioteca Nacional do Brasil, mas o nome oficial é Fundação Biblioteca Nacional, mas o nome pouco importa quando levamos em consideração a importância desse lugar.

Fundação Biblioteca Nacional

Com um valor inestimável é lar do patrimônio histórico e documental do Brasil, considerada uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo pela UNESCO e a maior da América Latina.

Expondo um inventário de cerca de 9 milhões de obras, tem por missão preservar, atualizar e divulgar as peças ali contidas, este acervo cresce constante mente, com doações, aquisições e com depósitos legais.

A Biblioteca inaugurada em 1910, traz em sua composição um prédio de estilo art noveau e neoclássico, passando por inúmeras restaurações, sempre mantendo o máximo possível a composição da arquitetura original.

Endereço: Av. Rio Branco, 219 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20040-008

3. Mosteiro de São Bento

Este terceiro lugar histórico no Rio de Janeiro é muito indicado para aqueles que tem vínculos com a religião, mas esta aberto para todos, sendo um lugar lindo, com muito a agregar e nos apresentar sobre a história.

O Mosteiro de São Bento iniciou suas atividades em 1590, inicialmente com a gestão de dois monges vindos do Mosteiro da Bahia em 1589.  Sendo a segunda ordem religiosa a estabelecer casa no Rio de Janeiro.

Mosteiro de Sâo Bento no Rio de Janeiro

Desde então localizado no alto do morro de São bento, possui uma belíssima Catedral Metropolitana e algumas igrejas ao redor.

Vale muito apena conhecer o lugar, sendo este, uma construção do século 17 e a igreja  Abacial datada de 1633.

Nos dias comuns, o visitante tem acesso apenas à igreja, mas no dia de Finados, apresentação do senhor ( 2 de Fevereiro), Corpus Cristi, Domingo de Ramos, ou quando há o sepultamento de monges, os claustros podem ser apreciados de perto.

Endereço: R. Dom Gerardo, 68 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-030

4. Theatro Municipal

Ir ao Rio de Janeiro e não conhecer ou ao menos tirar uma foto na frente do Theatro Municipal é quase um crime. Certamente uma das construções mais icônicas e lindas da cidade, localizado na Cinelândia, praticamente ao lado da Biblioteca Nacional.

O Theatro Municipal foi inaugurado em 1909, e ao longo do século, tornou-se uma das principais casas de espetáculos do Brasil e da América Latina.

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Recebendo as mais renomadas orquestras, companhias de balé e dança do Brasil e do mundo todo. Ao longo dos últimos 100 anos o Theatro Municipal recebeu grandes artistas internacionais e importantes nomes da cultura Brasileira

Em sua última reforma, o então centenário e histórico teatro, revelou achados importantíssimos, como  um enorme painel original do italiano Eliseu Visconti. Além de uma restauração detalhada, destacando-se pela restauração da águia de 350kg que amplifica a imponência do Theatro Municipal.

A mesma se localiza no topo da construção e recebeu 8 mil folhas de ouro 23 quilates de douramento.

Uma das peculiaridades é que o Theatro Municipal é a única instituição Brasileira a manter simultaneamente um coro, uma orquestra sinfônica e uma companhia de ballet.

Parte interna do Theatro Municipal

Endereço: Praça Floriano, S/N – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-050

5. Paço Imperial

De todos os lugares históricos do Rio de Janeiro, este é uma dos mais charmosos, perfeito para passear com família, amigos ou desfrutar da própria companhia.

O Paço Imperial é uma construção histórica e centenária, que fica situado na Praça XV de novembro, no centro do Rio de Janeiro.

Paço Imperial no Rio de Janeiro

Inicialmente construído para servir de logradouro para os governadores da Capitania do Rio de Janeiro, formou-se em meados do século XVIII, nos anos seguintes tornou-se casa de despacho do Vice-rei do Brasil e dos Imperadores do Brasil.

O Paço Imperial foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Desde 1985 o prédio, abriga um importante centro cultural, devido a sua grande importância histórica e estética, considerado um dos mais importantes edifícios civis coloniais do Brasil.

O edifício também dispõe de cafeteria e uma interessantíssima livraria, com excelente acervo de cds e vinis pouco encontrados no mercado.

Endereço: Praça Quinze de Novembro, 48 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20010-010

6. Real Gabinete Português de Leitura

O Real Gabinete Português de Leitura é uma das mais importantes heranças cultuais deixadas para nós Brasileiros. Reunindo quase 400 Mil títulos, é certamente o maior acervo de obras lusitanas longe da pátria mãe.

Acredita-se que está, foi inaugurada pela Princesa Isabel em 1887 e está entre as 20 bibliotecas mais bonitas do mundo.

Real Gabinete Português de Leitura

Originalmente idealizada por comerciantes portugueses, é um edifício de arquitetura única, com mobiliário, e claraboia de vidro no teto do salão de leitura.

Essa biblioteca é uma parada obrigatória para quem gosta de absorver cultura, conhecimento e retornar a arquitetura deslumbrante do século XVIII.

Endereço: R. Luís de Camões, 30 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20051-020

7. Jardim Botânico

O mais antigo do Brasil é o Jardim Botânico, fundado há mais de 200 anos, em 1808, por D. João VI, coincide com a chegada da Família Real portuguesa. O príncipe regente, na época fez das terras um lugar para as diferentes espécies de plantas trazidas da Índias Orientais.

Passeio para família no jardim botânico no Rio de Janeiro

O parque aberto ao público para caminhadas, passeios em família, momentos românticos e fotos especiais, também é um importante instituto de pesquisa e reserva da biosfera da Mata Atlântica.

Endereço: R. Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro – RJ, 22460-030

8. Forte de Copacabana

Com a ameaça de uma invasão espanhola, se deu o início do projeto de um forte na ponta da Igreja de Nossa Senhora de Copacabana – Forte da Igrejinha – iniciado ao mesmo tempo que a transferência da capital do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro.

Forte de Copacabana

Localizado sobre uma pedra encravada no mar, o Forte tem o Museu Histórico do Exército, que abriga muita história. Nele, também está a Confeitaria Colombo, uma das mais famosas do país e um maravilhosa vista da praia de Copacabana, até o Leme.

Endereço: Praça Cel. Eugênio Franco, 1, Posto 6 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ, 22070-020

9. Museu de Arte Contemporânea

Um marco da arquitetura moderna mundial, criado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, em 1996, é considerado uma das sete maravilhas do mundo em museus pelos especialistas na área.

Museu de Arte Contemporânea (MAC)

Localizado sobre o Mirante da Boa Viagem, hoje conta com 1217 obras da Coleção João Sattamini, a maior de arte contemporânea do Brasil, e mais 369 obras de doações.

Com uma fachada futurista, a visão de cima do Museu é linda.

Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº – Boa Viagem, Niterói – RJ, 24210-390

10. Igreja de Nossa Senhora da Candelária

Um dos principais monumentos religiosos do Rio de Janeiro, a Igreja da Candelária teria sido construída por um casal português, em 1609, como promessa a Nossa Senhora da Candelária por seu navio ter sido salvo da tempestade.

Igreja de Nossa Senhora da Candelária

A fachada é herança da arte gótica, com traços neoclássicos. No teto, há painéis de Zeferino da Costa com a história da Igreja. Periodicamente, a Irmandade do Santíssimo Sacramento, realizada exposições fotográficas e encontros sobre a história da arte e programa concertos de música erudita e sacra.

Endereço: Praça Pio X, s/n – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20040-020

11. Central do Brasil

Em 1855, a Igreja de Santana foi demolida para a construção da estação de trem de D. Pedro II, que fez a viagem inaugural em 1858, do Rio de Janeiro até Queimados, na Baixada Fluminense.

Estação Central do Brasil

Atualmente, o descaso público e a falta de segurança tornou o lugar menos admirado, porém o lugar é cheio de história e caminho obrigatório para muitos cariocas no dia-a-dia.

Endereço: Av. Pres. Vargas – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20071-000

12. Arcos da Lapa

O último dos lugares históricos do Rio de Janeiro, mas não menos importante são os Arcos da Lapa são mundialmente conhecidos, certamente um dos pontos mais fotografados do Rio de Janeiro, central boêmia da cidade maravilhosa.

Originalmente os Arcos da Lapa foram construídos para canalizar a água do Rio Carioca, servindo de arqueduto, mas atualmente servem de cartão postal e trilhos para o clássico bonde de Santa Teresa.

Arcos da Lapa Rio de Janeiro

Localizado nas proximidades da Avenida Mendes de Sá, rua Riachuelo e  Gomes Freire  é point de turistas e o pessoal que fica nos bares da região por toda a madrugada.

É lar também da famosa casa de show Circo Voador e Fundição Progresso, além dos bares, boates e restaurantes da região.

Endereço: Lapa, Rio de Janeiro – RJ, 20031-040

13. Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em São Paulo é um dos mais importantes espaços culturais da cidade, atraindo visitantes com suas exposições itinerantes de renomados artistas globais, além de uma vibrante agenda de teatro e música.

Situado em um edifício histórico de 1901, que foi a primeira sede do Banco do Brasil na capital, o CCBB hoje é o quinto mais visitado do país. Já recebeu obras de Picasso, Kandinsky e Aleijadinho.

As atividades do CCBB são variadas e as exposições são gratuitas, enquanto os eventos de teatro e música têm ingressos acessíveis, custando menos de 10 reais. É recomendável visitar frequentemente devido à natureza itinerante de suas programações.

Confira no vídeo abaixo um tou pelo CCBB:

Para evitar filas, especialmente nos finais de semana mais movimentados, é aconselhável chegar cedo ou, para algumas exposições, fazer um agendamento online. Além da arte e cultura, os visitantes podem aproveitar para relaxar no café retrô do salão central.

Para chegar ao CCBB, pode-se utilizar o metrô até as estações Sé ou São Bento, ambas acessíveis pelas Linhas Azul 1 e Vermelha 3.

Endereço: R. Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP, 01012-000

14. Ilha Fiscal

A Ilha Fiscal é famosa por sediar o “Último Baile do Império”, um evento marcado pela tentativa de reafirmar o prestígio da monarquia brasileira. Infelizmente para os monarquistas, a proclamação da República ocorreu poucos dias após o baile, o que levou o esplêndido castelo a ficar sem uso por muitos anos.

Hoje, transformada em museu sob a gestão da Marinha do Brasil, a Ilha Fiscal está aberta para visitação todos os dias. O passeio inclui uma travessia marítima e oferece uma imersão na história turbulenta do Brasil daquela época, proporcionando aos visitantes uma experiência educativa e enriquecedora.

Endereço: interior da baía de Guanabara, fronteira ao centro histórico da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.

15. Confeitaria Colombo

A Confeitaria Colombo, localizada no coração do Rio de Janeiro, é um verdadeiro ícone da Belle Époque brasileira. Fundada em 1894, esta confeitaria histórica não só cativa seus visitantes com um ambiente majestoso, caracterizado por seus espelhos de cristal belga e móveis de jacarandá, mas também oferece uma gastronomia requintada.

Indicamos que assista esse vídeo do Marcelo de Barros sobre a Confeitaria Colombo:

Famosa por seus doces e salgados tradicionais, a Confeitaria Colombo se mantém como um ponto de encontro para apreciadores de boa comida e amantes da história carioca, preservando a elegância e o charme dos tempos antigos em pleno centro moderno da cidade.

Endereço: R. Gonçalves Dias, 32 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20050-030

16. Cais do valongo

O Cais do Valongo, situado no Rio de Janeiro, é um sítio histórico de significativa importância. Inaugurado em 1811, foi o principal porto de desembarque de escravos africanos nas Américas, onde mais de um milhão de escravos chegaram ao Brasil.

Após o fim do tráfico transatlântico, o local foi remodelado e renomeado como Cais da Imperatriz, mas caiu em esquecimento e foi redescoberto apenas em 2011 durante obras para a Copa do Mundo de 2014.

Em 2017, o Cais do Valongo foi designado Patrimônio Mundial pela UNESCO, reconhecido como um testemunho crucial da história brutal do tráfico de escravos e um espaço de memória e reflexão sobre o passado escravocrata e suas consequências até os dias atuais.

Endereço: Av. Barão de Tefé – Saúde, Rio de Janeiro – RJ, 20220-460

17. Museu da República ou (Palácio do Catete)

O Museu da República, localizado no Palácio do Catete no Rio de Janeiro, é um importante marco histórico e cultural. Antiga sede da presidência do Brasil até 1960, o palácio se transformou em museu após a transferência da capital para Brasília.

O edifício, exemplar da arquitetura neoclássica, possui vastos jardins e interiores luxuosamente decorados, refletindo a opulência dos períodos imperial e republicano do Brasil. Atualmente, o museu oferece exposições que narram a história política do país, destacando-se também como local da tragédia do suicídio de Getúlio Vargas em 1954.

Além do acervo histórico, o espaço promove eventos culturais, educacionais e artísticos, continuando a servir como um centro vital para a compreensão da história republicana brasileira.

Confira um vídeo completo do Brito, quando visitou o Museu da República:

Endereço: R. do Catete, 153 – Catete, Rio de Janeiro – RJ, 22220-000

18. Quinta da Boa Vista

Antiga residência da Família Real entre 1808 e 1889, a Quinta da Boa Vista é um dos maiores parques do Rio de Janeiro. Situada no bairro de São Cristóvão, o parque abrange 155 mil metros quadrados e mantém grande parte do seu paisagismo original.

Dentre suas atrações destacam-se as estátuas de bronze, os templos de estilo grego e o antigo Palácio Imperial, que hoje abriga o Museu Nacional. Este museu oferece exposições permanentes focadas em história e antropologia, proporcionando aos visitantes uma imersão no Brasil Imperial.

Endereço: Parque Quinta da Boa Vista – São Cristóvão, Rio de Janeiro – RJ, 20940-040

19. Instituto Pretos Novos

O Instituto Pretos Novos, localizado no bairro da Gamboa no Rio de Janeiro, é um sítio arqueológico e museu de grande importância histórica e cultural.

Descoberto em 1996 durante uma reforma residencial, o local foi identificado como um cemitério de escravos africanos recém-chegados ao Brasil no século XIX, onde mais de seis mil indivíduos podem ter sido enterrados.

Hoje, o Instituto serve como um espaço de memória e reflexão sobre a diáspora africana e o período escravocrata no Brasil.

Além de preservar e expor artefatos encontrados no local, o Instituto também promove educação, pesquisa e atividades culturais que visam a conscientização e o respeito pela história afro-brasileira.

Endereço: R. Pedro Ernesto, 32-34 – Gamboa, Rio de Janeiro – RJ, 20220-350

20. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, conhecido como MAM, é um dos principais centros culturais da cidade, situado no Parque do Flamengo. Inaugurado em 1948, o museu destaca-se tanto pela sua arquitetura modernista, desenhada pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy, quanto pela sua coleção impressionante de arte moderna e contemporânea brasileira.

O MAM abriga importantes obras de artistas renomados, além de oferecer uma programação diversificada que inclui exposições temporárias, projeções de filmes, e eventos educativos.

O espaço é também um ponto de encontro para os interessados em arte, cultura e discussões sociais, continuando a inspirar e educar públicos de todas as idades e backgrounds.

Passeio de helicóptero Cristo Redentor

Venha fazer o voo de helicóptero pela rota do Cristo Redentor, viva momentos incríveis bem pertinho do mais famoso ponto turístico do Brasil.