19 Curiosidades sobre o Rio de Janeiro + Dica bônus!
O Rio de Janeiro é um lugar lindo por natureza, abençoado por suas praias maravilhosas, abraçado por paisagens deslumbrantes e guardado pelos braços do Cristo Redentor. Até mesmo o carioca nascido e criado se encanta com a cidade maravilhosa.
Conhecido mundialmente por ser palco de filmes, berço de escolas de samba, provedor de gente bonita e sede dos jogos olímpicos de verão de 2016. É também o segundo município mais populoso do Brasil, perdendo apenas para a cidade de São Paulo.
E é claro que um lugar tão encantador e tão enorme é pauta de muitas dúvidas, pensando nisso o Comandante Nobre separou 12 curiosidades sobre a cidade do Rio de Janeiro que vão te fazer querer vir conhecer de perto.
Leia também: 20 Passeios no Rio de Janeiro para a familia!
1. A maioria das escolas de samba ficam nas favelas cariocas
Que o carioca adora um carnaval não é novidade para ninguém, atraindo cerca 2,7 milhões de foliões apenas no centro, mas uma curiosidade muito legal é que a maioria dos blocos e escolas de samba são provenientes de comunidades.
Um quarto da população do Rio de Janeiro reside em favelas, e é de la que saiu o estilo que tanto adoramos o samba. Criado pelos antigos escravos africanos e descentes se originou o estilo que anima milhões de pessoas todos os anos.
O carnaval do Rio possui desfiles lindíssimos, onde escolas competem pelo título anual, podemos citar algumas: Mangueira, Salgueiro e Unidos da Tijuca entre outras.
Passeio de helicóptero Cristo Redentor
Venha fazer o voo de helicóptero pela rota do Cristo Redentor, viva momentos incríveis bem pertinho do mais famoso ponto turístico do Brasil.
2. O Rio de Janeiro possui um das 7 maravilhas do mundo moderno
O Rio contém muitas belezas naturais que são dignas de cartão-postal, mas sua atração mais famosa não só foi construída pelo homem, mas também eleita uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo em 2007, ao lado de obras-primas como o Coliseu de Roma e o Taj Mahal, na Índia.
A estátua do Cristo Redentor de fato é incrivelmente linda e foi construída desafiando qualquer monumento conhecido que já foram construídos pelo homem. Seus braços abertos de 28 metros tiveram que ser construídos sobre o Morro do Corcovado sem espaço para andaimes.
O Cristo é uma obra monumental, de braços abertos sobre a Guanabara para trazer proteção divina ao Rio de Janeiro.
Localizada no alto do morro Corcovado a 709 metros a cima do nível do mar. Com seus 30 metros de altura é considerado símbolo e ponto turístico mais procurado no Rio de Janeiro.
Leia mais sobre: 10 curiosidades sobre o cristo redentor
3. O Rio de Janeiro tem o Céu mais Azul do mudo
O céu do Rio de Janeiro, uma imensidão azul que se transparece ao encontro do mar e da vida aos cartões postais e paisagens deslumbrantes.
Refletido na Guanabara nos da sensação de paz, é plano de fundo da obra-prima do homem o monumental Cristo Redentor.
Certamente o que faz das praias do Rio de Janeiro tão lindas é a combinação de um céu azul e um calor maravilhoso, afirmar que o céu do Rio é o mais azul soa fantasioso para você? Temos provas científicas que é tudo verdade.
A pesquisadora Anya Hohnbaum, em sua viagem por países ao redor do mundo, durante 72 dias, com o auxílio de um espectrômetro portátil, constatou que o céu do Rio se mantinha no tom de azul mais intenso.
4. A oitava maior biblioteca do mundo fica no Rio de Janeiro
É com muito orgulho que digo que o Brasil tem em suas terras a oitava maior biblioteca do mundo. A fundação da mesma vem de um cenário conturbado, mas a realização nobre é um orgulho nacional trazido por Dom João VI.
A data é 1807 a família real portuguesa precisava fugir do implacável Napoleão e suas tropas, neste momento difíceis decisões tiveram que ser tomadas, a fuga para o Brasil.
Neste momento a fuga elaborada contava com cerca de 15 mil pessoas, dentre eles: membros da família real, criados entre outros viajaram rumo ao Brasil em 14 Navios.
E junto a eles um tesouro inestimável, cerca de 60.000 mil livros da biblioteca real de Portugal. Chegado ao Brasil Dom João VI logo fundou a Biblioteca Nacional.
5. O Rio possui a maior floresta urbana do mundo
O Rio de Janeiro é uma grande metrópole, uma cidade enorme que abriga cerca de 6 milhões de pessoas além de seus turistas. E mesmo sendo uma cidade grande, conseguiu manter a preservação da maior floresta urbana do mundo, a floresta da Tijuca.
Sendo uma resultante do final do século 19 a floresta tem a dimensão de 33km², reflorestada por Dom Pedro II. A idéia de D.Pedro II era evitar a erosão dos enormes morros que cercam a cidade.
A floresta abriga cachorreiras e parcialmente o Jardim Botanico do Rio, o Parque Lage e o Corcovado. Algo muito legal é que durante um passeio de helicoptero é possivel ver a floresta.
6. Curiosidade sobre o significado da palavra Carioca
Você sabia que a palavra Carioca significa “Casa do Homem Branco”?
A palavra carioca tem sua origem na língua Tupi-Guarani, usada pelos povos indígenas que habitaram essa terra antes dos europeus.
O Correto na linguagem indígena era “Kari’Oka”. Era dessa forma que os índios chamavam a cidade que os colonizadores portugueses estavam construindo em suas terras. Ou seja, significa a casa do homem branco.
7. O Rio sediou as olímpiadas de 2016
Ficando de fora das quatro cidades que o Comitê Olímpico Internacional escolheu, obtendo uma nota menor que Doha, capital do Qatar.
Mas infelizmente ou felizmente a cidade acabou sendo retirada da lista devido as suas temperaturas exorbitantes durante o verão.
Então surgiu o Rio na competição e venceu nos votos para sediar os jogos.
8. O Rio de Janeiro já foi uma capital Europeia
Sim, isso mesmo! Em 1807 as tropas de Napoleão estavam cada vez mais próximas de invadir Portugal para garantir que o pequeno país costeiro se rendesse ao domínio da França. Mas não era que Dom João VI queria.
Portanto, ele decidiu fazer as malas e levar todo o seu reino para o Rio, sim, esse foi o desfecho.
Depois de sentir como era ser o quartel-general de um império, o Rio já não quis voltar aos dias de antigamente. E a declaração de independência do Brasil aconteceria em só em 1822. Antes disso, era uma extensão da Europa.
9. O maior jogo de futebol acontece no Rio de Janeiro
O Brasileiro ama o futebol e é claro que um recorde desse só poderia ter sido quebrado aqui.
Não temos a melhor lembrança deste fatídico dia, mas foi historio. Em 16 de julho de 1950 Brasil e Uruguai se enfrentavam na final da copa do mundo de 1950.
A disputa ocorria no majestoso Maracanã, que fora construído especialmente para a ocasião.
O estágio tinha 173.850 visitantes, todos estavam la para ver a final da copa do mundo e com o objetivo de ver o Brasil ser campeão do mundo.
10. Oscar Niemeyer o arquiteto de Brasília era Carioca
Oscar Niemeyer é famoso for suas obras excêntricas, fora do comum e romanticamente curvas e modernistas. Oscar carrega o orgulho de ser “o arquiteto de Brasília” talvez um de seus maiores troféus.
O romantismo e visão deslindar talvez tenha vindo de suas origens, o Rio de Janeiro. Uma cidade capaz de inspirar qualquer pessoa.
O Arquiteto teve inúmeras participações no Rio, uma e talvez a mais famosa é o MAC o museu em forma de nave espacial de passarelas curvas. Fazendo parte do Caminho Niemeyer que encaminha os visitantes aos sete prédios projetados pelo arquiteto.
Oscar ainda fez outras participações em pontos lindíssimos da cidade como Palácio Gustavo Capanema e o Sambódromo da Marquês de Sapucaí.
11. A Baia de Guanabara possui mais de 100 ilhas
A Baía de Guanabara é plano de fundo para cartões postais como o Pão de Açúcar do Cristo Redentor e da Praia de Copacabana.
A enorme e monumental Guanabara se espalha por 15 cidades, sendo a segunda maior baía do Brasil. Sua superfície possui 412Km², detendo 53 praias e mais de 100 Ilhas.
Além de linda e ser a base da cidade a Guanabara nos abraça e rege a ordem natural das coisas no Rio de Janeiro.
12. O Rio sediou a maior festa de carnaval do mundo
Como falamos no primeiro tópico, o carioca ama de paixão uma festa de carnaval, mas algo que você provavelmente desconhece é que o Rio teve a maior festa de carnaval do mundo segundo o Guinnes, o livro dos Recordes de 2004.
Atraindo cerca de 400.000 visitantes estrangeiros, tornou-se assim a festa com maior quantidade de foliões do planeta.
Se você é do Rio ou ja esteve no Rio durante o carnaval, notou o aumento expressivo de pessoas na cidade e não é para menos. Cerca de 5 milhões de pessoas visitam a cidade nesta época do ano.
Lembrando também que o Rio possui um dos desfiles de escola de samba mais lindos do Brasil.
13. Bondinho do Pão de Açúcar
Aberto ao público em 1912, o Bondinho do Pão de Açúcar ostenta o título de ser o terceiro teleférico construído no mundo, e é uma experiência que todos devem vivenciar ao menos uma vez na vida.
Esta atração icônica é a mais célebre do Rio de Janeiro, erguendo-se majestosamente a 396 metros acima do nível do mar, presenteando visitantes com uma vista absolutamente inesquecível.
14. Um dos maiores litorais do Brasil
Com uma costa que se estende por mais de 250 quilômetros e abriga um arquipélago de mais de 100 ilhas, a maior parte delas situada na imponente Baía de Guanabara, a segunda maior baía do Brasil.
Destacando-se nesse conjunto insular está a Ilha do Governador, lar do Aeroporto do Galeão, e a pitoresca Ilha de Paquetá, que se apresenta como uma excelente escolha para um dia de passeio com a família e amigos.
15. Ponte Rio-Niterói
Calcula-se que diariamente mais de 140 mil veículos cruzem a Ponte Rio-Niterói. Com seus impressionantes 13 mil metros de extensão, essa magnífica estrutura é uma das representações mais emblemáticas do Brasil, estendendo-se majestosamente sobre a Baía de Guanabara, estabelecendo uma conexão vital entre os municípios do Rio de Janeiro e Niterói.
Além de ser a maior ponte sobre águas da América Latina, ela conquista a 11ª posição no ranking internacional nesse aspecto.
16. Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Fundado em 1808 por Dom João VI, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro é uma exuberante reserva de biodiversidade e história. Este oásis verde na metrópole carioca abrange uma área de 54 hectares e é lar para mais de 6.500 espécies de plantas, incluindo exemplares raros de bromélias, orquídeas e uma famosa aléia de palmeiras imperiais plantadas no início de sua fundação.
Além de ser um importante centro de conservação e pesquisa sobre flora, o Jardim Botânico também abriga monumentos de valor histórico, obras de arte, um museu de botânica, e serve como cenário para estudos científicos. É um local de aprendizado, conservação e lazer, oferecendo uma janela única para a diversidade vegetal do planeta e a história do Brasil.
17. A Revolta da Vacina de 1904
A Revolta da Vacina é um episódio peculiar e significativo na história social e de saúde pública do Brasil, ocorrido no Rio de Janeiro em novembro de 1904. A população da cidade, já agitada por uma série de reformas urbanas radicais que desalojaram milhares de pessoas, foi confrontada com a campanha de vacinação obrigatória contra a varíola, implementada pelo governo de Rodrigues Alves.
A falta de comunicação eficaz sobre os benefícios da vacinação, somada ao autoritarismo da medida, levou a um levante popular marcado por intensos conflitos nas ruas, que resultou em mortes, feridos e prisões. A Revolta da Vacina destacou a tensão entre as políticas de saúde pública e os direitos individuais, além de servir como um aprendizado para futuras políticas de saúde no Brasil.
18. Arquipélago das Cagarras
O Arquipélago das Cagarras, situado a cerca de cinco quilômetros da costa de Ipanema, é um refúgio natural de extraordinária beleza e biodiversidade. Constituído por ilhas e rochedos, este arquipélago é uma unidade de conservação federal criada para proteger o habitat de diversas espécies de aves marinhas, além de ser lar para uma rica vida marinha.
A área é um ponto de interesse para pesquisadores e um destino popular para atividades de ecoturismo, como observação de aves, passeios de barco e mergulho.
A preservação do Arquipélago das Cagarras é vital para a manutenção da biodiversidade marinha da região e oferece à cidade do Rio de Janeiro um espaço de conexão direta com a natureza.
20. Túnel Rebouças
O Túnel Rebouças é uma peça chave na infraestrutura urbana do Rio de Janeiro, conectando a Zona Norte à Zona Sul através do maciço da Tijuca. Sua inauguração em 1967 marcou um avanço significativo na engenharia urbana brasileira, superando desafios geológicos e técnicos para sua construção.
O túnel não apenas facilitou o fluxo de veículos, reduzindo o tempo de viagem entre as duas regiões da cidade, mas também representou um marco no desenvolvimento urbano do Rio. Ao atravessar o Parque Nacional da Tijuca, o projeto exigiu soluções inovadoras para minimizar o impacto ambiental, demonstrando um esforço pioneiro na conciliação entre desenvolvimento urbano e conservação ambiental.
Com cerca de 2.800 metros de extensão, o Túnel Rebouças é uma via vital para a mobilidade urbana, melhorando significativamente a conexão entre diferentes partes da cidade e facilitando o dia a dia de milhares de cariocas e visitantes.
Passeio de helicóptero Cristo Redentor
Venha fazer o voo de helicóptero pela rota do Cristo Redentor, viva momentos incríveis bem pertinho do mais famoso ponto turístico do Brasil.