Curiosidades sobre o Museu do Amanhã no Rio de janeiro

10 Curiosidades sobre o Museu do Amanhã no Rio de janeiro

Se você é do tipo que adora museus, histórias ou conhecer novas arquiteturas e lugares diferentes; vai com certeza amar esse artigo.

Vamos aprofundar um pouco mais nosso conhecimento sobre o museu do Amanhã do Rio de janeiro?  Segue abaixo 10 curiosidades sobre esse monumento arquitetônico visitado por pessoas do mundo todo.

Sobre o Projeto e a fundação

O Museu do Amanhã fica localizado no Rio de Janeiro. O museu de ciências interativo faz parte de um projeto de revitalização que trouxe para o Brasil um projeto de um dos melhores arquitetos do mundo e foi inaugurado no dia 17 de dezembro de 2015.

Ele fica localizado na Praça Mauá, na zona portuária da cidade. O projeto do Museu do Amanhã foi concebido pela Fundação Roberto Marinho em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro. É um museu de ciências interativo, que usa a tecnologia para trazer uma reflexão muito importante de qual será o futuro do planeta terra.

Curiosidade sobre a exposição

A exposição fixa é dividida em cinco espaços sobre as seguintes questões: de onde viemos? Quem somos? Onde estamos e para onde vamos? Como queremos ir? Trinta especialistas brasileiros e internacionais são os responsáveis pelo conteúdo exibido no Museu do Amanhã, que é atualizado de acordo com dados e análises científicas de instituições do mundo todo.

Sobre a arquitetura e seu significado

O projeto arquitetônico do Museu do Amanhã é de autoria de Santiago Calatravaem parceria com o escritório local Ruy Rezende Arquitetura. O ARQUITETO Santiago Calatrava se inspirou nas Bromélias do Jardim Botânico do Rio de Janeiro para o projeto do Museu do Amanhã. Que linda inspiração não é mesmo?

O projeto sustentável no museu do Amanhã

O prédio tem 15 mil metros quadrados de área construída, 20 metros de altura e 330 metros de comprimento. Isso é muita coisa não é? Você sabia que além de ser uma obra incrível de uma beleza arquitetônica indiscutível, o Museu do Amanhã também se destaca pela arquitetura sustentável. O projeto tem a certificação da Liderança em Energia e Projeto Ambiental, concedida pelo Green Building.

Museu do Amanhã no Rio de Janeiro

Sensacional!Um dos exemplos de sustentabilidade do Museu é que a água do mar é armazenada em reservatórios e tratada para ser utilizada no ar condicionado e no espelho d’água que circula o edifício. E outro exemplo de sustentabilidade é a cobertura do Museu ser feita de aletas cobertas com painéis fotovoltaicos que se movimentam de acordo com a direção dos raios solares.

Curiosidades sobre a construção

Tornar esse projeto lindo realidade foi desafiador! E dos maiores desafios da engenharia podemos dizer que foi a localização da obra, que é cercada pelo mar. Foi necessário reforçar o píer, inserindo estacas metálicas com tratamento especial anti-corrosivo, capazes de atingir grandes profundidades em busca de solo firme. Entre os materiais usados na construção do Museu do Amanhã está o aço, o cimento e o vidro

A vista das belas janelas que iluminam o museu

A geometria do interior do Museu do Amanhã é assimétrica, cheia de belas curvas que encantam os olhos dos visitantes. Mas você sabia que as janelas, que privilegiam a iluminação, foram construídas a fim proposital de enquadrar pontos turísticos da região, como o mosteiro de São Bento e o morro da Conceição? Que demais! Eu adorei saber disso

Como comprar ingresso para o museu do Amanhã?

O Museu do Amanhã fica aberto de Terça a Domingo, entre 10h e 18h. O ingresso para visitar o Museu do Amanhã pode ser adquirido pelo site do museuou pela bilheteria, mas devido à grande procura eu sugiro que seja adquirido antecipadamente.

As premiações do museu do Amanhã

No ano de 2018, o Museu do Amanhã ganhou o Leading Culture Destinations Awards, considerado o Oscar dos Museus. O prêmio britânico considerou o Museu do Amanhã a melhor instituição cultural para a promoção do Soft Power, um termo inglês que descreve a habilidade de influenciar pessoas sem o uso da força.

O paisagismo do museu do amanhã

O paisagismo do Museu do Amanhã foi feito pelo escritório do maior paisagista brasileiro, infelizmente já falecido, Roberto Burle Marx.

Com espécies nativas e a seleção de materiais também seguiu critérios de sustentabilidade, com preferência para aqueles reciclados, de baixa toxicidade e alta durabilidade.

Paisagismo do museu do amanha

As interações com os prédios históricos ao redor do museu do Amanhã

Você sabia que o projeto do Museu do Amanhã teve uma restrição de altura de 20 metros? O motivo foi para não prejudicar a visão dos prédios históricos que ficam ao redor do edifício, como o Mosteiro de São Bento e o edifício a Noite, que é o primeiro arranha-céu da cidade.

Bateu aquela vontade de comprar um ingresso para o Museu do Amanhã do RJ? Aproveite e entre no site, compre seu ingresso e aproveite cada cantinho dessa linda arquitetura e das magníficas exposições.

Leia também: Museu do Amanhã um dos orgulhos arquitetônicos do Rio

Espero que você tenha gostado, não esqueça de deixar o seu comentário e de conhecer os passeios de helicóptero no Rj do Comandante Nobre.